sexta-feira, 22 de abril de 2011

Convertidos ou convencidos do Evangelho?


Por Pr. Carlos Roberto Silva

A Palavra de Deus, inerrantemente é viva e eficaz.


Recentemente, meditando sobre o conhecidíssimo capítulo 3 do evangelho de João, fui tomado de assalto com um verdadeiro tratado sobre conversão versus convencimento.

Nicodemos era uma autoridade entre os judeus, por isso foi ter de noite com Jesus. Estava totalmente convencido de que espiritualmente Jesus era a melhor opção, senão vejamos suas próprias palavras:

"Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele". João 3:2


Em primeiro lugar, Nicodemos considerava o Senhor como Mestre, depois, reconhecia a veracidade dos sinais que fazia, entendendo então que, em sendo assim, tal genuinidade somente poderia proceder de Deus.

Preliminarmente perfeito. Entendo que Nicodemos diante do seu convencimento, esperava do Mestre apenas a afirmação de que já estava salvo. Jesus, na condição de supremo conhecedor das intenções do coração, nem esperou que Nicodemos expressasse suas dúvidas, foi direto ao assunto. Antecipou-se, mostrando assim que já sabia onde ele queria chegar.

Jesus respondeu e disse-lhe: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus". João 3: 3 Jesus deixa claro que Nicodemos estava CONVENCIDO DO EVANGELHO, mas queria ter a plena certeza de que isto lhe garantiria a entrada no Reino de Deus. Após essa misteriosa afirmação do Senhor Jesus, o mestre Nicodemos rende-se totalmente, coloca-se na condição de aluno e inicia-se então a maior aula sobre CONVERSÃO versus CONVENCIMENTO.


Nicodemos pergunta-lhe então:

Como pode um homem nascer, sendo velho?Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. João 3: 4-5 Vejamos que, qualquer vida é fruto da ação de dois agentes que se fecundam. No caso da vida espiritual também.

Os dois agentes: Água e Espírito, ou seja:

1 - A Palavra de Deus que gera fé:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10: 17,

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 1ª Pedro 1: 23

2 - A ação milagrosa do Espírito Santo:


Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Tito 3:5

É necessário nascer de novo.

O convencimento talvez seja um bom começo, mas não é suficiente para libertar o homem de seus vícios, traumas e pecados, deixa a pessoa como uma espécie de ser domesticado, uma fera adormecida, mas não transformada. A qualquer ameaça do inimigo ela acorda, desperta para o seu estado original. Está CONVENCIDA, mas não CONVERTIDA ao evangelho.

A mídia nos dá um grande exemplo de convencimento.

Somos convencidos a adquirir qualquer produto através do convencimento. Uma mesma agência de publicidade, após nos ter convencido, é contratada pelo mesmo fabricante para trazer maior convencimento sobre outro produto congênere, e se fizer um bom trabalho mudaremos de opinião.

Convencimento é condição momentânea e circunstancial, porém, conversão é mudança permanente de natureza, por isso Jesus foi implacável com Nicodemos:

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3: 7

A conversão é uma questão misteriosa de Deus, não tem como haver compreensão humana, muito menos entendimento científico. Nicodemos queria entender, porém Jesus mostrou-lhe um exemplo bem claro, justamente para provar-lhe que é uma questão de fé, não há como entender:

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8
Você ouve e sente os efeitos do vento, mas nada mais pode saber sobre ele, só Deus.

É preciso crer no milagre da verdadeira conversão.

Muitos sofrem lutando contra a própria natureza, isto é, estão convencidos do evangelho, mas isso não é suficiente para provocar mudança interior.

Impossível!

É necessário render-se ao NOVO NASCIMENTO:
A VERDADEIRA CONVERSÃO AO SENHOR JESUS.
Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Romanos 10:9

Soli Deo Glória
São Sebastião, Litoral Norte - SP

Fonte: Blog Point Rhema

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor, eu escuto sempre o acorda benção, eu gosto muito, os irmão que testemunham e que oram no seu programa, nos colocam em armonia com Deus! Eu me sinto muito bem tambem tenho um lindo testemunho mas nunca consigo ligar pois minha casa tem pouco sinal de area. Eu nao sou uma irmã mas confeço que seu programa esta mudando minha vida! O senhor poderia por favor tocar uma musica da irmã Brenda dos santos - toque nele. Eu agradeceria muito se o senhou tocase esta musica, e que orace pelo meu avô que esta abalado com a noticia de um problema de coração. Sou a Anne de agua fria.testemunham e que oram no seu programa, nos colocam em armonia com Deus! Eu me sinto muito bem tambem tenho um lindo testemunho mas nunca consigo ligar pois minha casa tem pouco sinal de area. Eu nao sou uma irmã mas confeço que seu programa esta mudando minha vida! O senhor poderia por favor tocar uma musica da irmã Brenda dos santos - toque nele. Eu agradeceria muito se o senhou tocase esta musica, e que orace pelo meu avô que esta abalado com a noticia de um problema de coração. Sou a Anne de agua fria.