sexta-feira, 22 de abril de 2011

Um olhar perdoador e de puro amor

Foto meramente ilustrativa



Por Matias Borba

Lc. 22. 66, "E virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dita: Antes que o galo cante, me negarás três vezes."

Certamente você já ouviu várias pessoas condenarem o discípulo Pedro por ele ter negado a Jesus, negado aquele com o qual aprendeu e foi amigo durante três anos. Alguns vão mais além,a firmam que Pedro era covarde, mal caráter, falso e não valia nem o prato que comia.
Mas o que levou Pedro a agir desta forma? Será que ele foi tão covarde mesmo? E você e eu, será que naquela circunstâncias não agiríamos da mesma forma? Vamos analisar alguns fatos e tentarmos entender melhor o fato.

1. Neste mesmo capitulo 22 de Lucas, no versículo 54 lemos, "...E Pedro o seguia-o de longe." Mas porquê? Se ele era discípulo de Jesus e amigo dele? A época em que Pedro vivia era era uma época totalmente diferente da que estamos hoje. O coração das pessoas era tão endurecidos que por coisas pequenas, pecados que a lei não condenava a morte ou a o apedrejamento as pessoas condenavam a morte, apedrejavam ou excluiam do contexto social.

Pedro sabia que ao ser reconhecido como seguidor de Jesus ele certamente seria cruelmente espancado e condenado a morte, pois naquele momento para os sacerdotes Cristo era um criminoso qualquer. Precisamos entender que quando Jesus estava aqui nesta terra a maior parte das pessoas viviam debaixo da lei radicalmente e também por isso não entendiam quem de fato era Jesus, inclusive Pedro. Para Pedro Jesus era o filho de Deus enviado a terra, mas Pedro ainda não entendia isso em um grau de revelação maior pois além de estar em uma época de corações duros, ele não tinha como nós o Espírito Santo para o convencer do pecado da justiça e do mundo.

2. Mas precisava negar e até praguejar? Quando lemos em Mt. 26. 74 " Então começou ele(Pedro) a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem..." Precisamos entender que Pedro foi tomado pelo susto e por um medo que talvez nunca havia sentido antes, para ele ninguém jamais o reconheceria ali, mas seu sotaque o denunciou. Claro que não estou aqui fazendo uma apologia ao fato de Pedro ter negado o Mestre, mas estou tentando mostrar a você caro leitor, que o que aconteceu com Pedro foi algo que poderia ter acontecido com qualquer um de nós.

Pedro podia ver nos olhares das pessoas o ódio que tinham de Jesus e quando acusado de seguir a Jesus ele passa a negá-lo por três vezes. Sempre que vejo alguém condenar a Pedro por tamanho erro o que me vêm a mente muitas vezes é: Se fosse eu ou talvez você sem termos noção exata de quem era de fato Jesus, o que iria acontecer e o que ele faria aqui neste mundo, será que não poderíamos agir da mesma forma? Hoje em dia por pequenos erros muitas pessoas julgam e condenam outras as pessoas por não agirem da forma que elas querem. Olham para as pessoas que tem uma forma de pensar diferente com um olhar de desprezo ou condenatório etc. Se hoje com o Espírito Santo morando em nós estamos sujeitos a agirmos desta forma, imagine na época de Cristo em que os olhos estavam tapados?

3. O OLHAR DE CRISTO É DIFERENTE!

Mesmo Pedro tendo errado tão gravemente em negar a Jesus, e atitude de Jesus foi tão surpreendente que nos deixa estarrecidos. A atitude de Jesus ao invés de condenatória foi a mais simples e profunda que qualquer ser humano poderia esperar. N o versículo 61 lemos: " E virando-se o Senhor, olhou para Pedro..." E porque Jesus olhou para Pedro? certamente houve um princípio de tumulto ali pois havia uma grande multidão esperando o desfecho do caso e Jesus sabendo que tratava-se de Pedro, ouvia a multidão tentando denunciar a Pedro.

Depois que Pedro negou a Cristo, Jesus olhou para ele, mas olhou de uma forma diferente. O olhar de Jesus não foi condenatório, não foi um olhar de julgamento e muito menos um olhar de desprezo, não, o olhar de Jesus estava dizendo, " Pedro, sem meu amor sua vida não tem sentido, eu te amo, eu te perdou, não importa o que você fez, eu o amo!" Jesus olhou para Pedro com um olhar de Amor, de compaixão, Jesus em ipotese alguma condena o homem, ele condena o pecado. O que faz o homem ser condenado eternamente é o pecado e não Cristo Jesus! Se não entendermos isso iremos passar a vida toda condenando as pessoas deste mundo ao invés de condenarmos o pecados deste mundo.

Podemos dizer que é até fácil julgar uma atitude errada, como a de Pedro, mas o difícil muitas vezes é agirmos como Jesus fez. Se você tem agido de forma intolerável com as pessoas, mude sua maneira de agir e pensar pois Jesus nos chamou para revelarmos ao mundo o caráter de Deus atrávez de nossas ações e fé.
Se você que é cristão ou não e que cometeu algum erro grave ou não, saiba que seja qual for o erro Deus te perdoa, ele quer esquecer isso e te dar uma nova chance, uma nova oportunidade de vida.

Creia, Jesus não veio a este mundo para te condenar, mas para te salvar da perdição eterna. Se você é um homossexual, garoto ou garota de programa, traficante de drogas, de pessoas ou de armas, se cometeu algum homicídio, se traiu a confiança de sua esposa ou esposo, saiba que Deus te perdoa, ele ama você assim como ninguém nunca e jamais vai amar. Se sua família te condena por qualquer coisa, se não te compreendem, saiba e acredite que Jesus faz diferente, ele muda sua vida e te faz uma nova pessoa nesta vida e te dá direito a vida eterna. Tudo o que você precisa fazer é crer neste perdão e aceitar este perdão.

Que possamos crer que Jesus não nos condena e sim nos perdoa quando aceitamos esse perdão gratuito.

Um comentário:

pr.robson pereira disse...

querido pastor amaro, a paz do senhor, aqui quem fala é o Pr Robson pereira da igreja pentecostal fogo de Deus no altar em lagoa das garças de prazeres eu mando um forte abraço da parte do nosso criador, e tambem a graça e apaz do nosso salvador JESUS CRISTO, ESTOU NA ESCUTA DESTE PROGRAMA ABENÇOADO. mande um alô